Psicologia

O objetivo do curso é formar psicólogos e professores de psicologia conscientes de que o corpo de práticas deve atender demandas sociais, guiados por padrões técnicos submetidos à reflexão por meio da pesquisa científica e pela ética que promova... Saiba mais

CURSO DE PSICOLOGIA

O Curso de Psicologia caracteriza-se pela conjugação da teoria com a prática, respeitando a complexidade dos múltiplos fatores envolvidos e a essência da atuação profissional, que é a promoção da saúde e qualidade de vida das pessoas e das coletividades. A estrutura do curso possibilita o contato com disciplinas específicas de psicologia e disciplinas que o instrumentalizem na leitura e na produção escrita, desde o primeiro período. Cada semestre foi pensado de modo a contemplar diferentes áreas da psicologia e de disciplinas de campos afins. Isso permite uma compreensão multidisciplinar do fenômeno psicológico e, além disso, dinamiza e amplia a formação para áreas diversas e simultâneas, possibilitando a diversidade e evitando tendenciosidade e direcionamentos. Nesse sentido, a formação generalista possibilita a diversificação de atuação profissional, de acordo com seus interesses e especificidade da região.
O curso de Psicologia, por seu caráter interdisciplinar, é coerente com as propostas da Instituição em sua vertente de desenvolver cursos na área da saúde e de prestar serviços à comunidade local.
Os alunos participarão de eventos e atividades especializados em Psicologia, como Semana de Psicologia,grupos de estudos e pesquisas, debates de filmes à luz da Psicologia, ciclos de palestras, estágios e cursos.

Objetivo

Formar psicólogos e professores de psicologia conscientes de que o corpo de práticas deve atender demandas sociais, guiados por padrões técnicos submetidos à reflexão por meio da pesquisa científica e pela ética que promova a justa relação do psicólogo com seus pares, clientes, usuários e com a sociedade de um modo geral.

Campo de atuação

Atualmente, as ênfases do curso de Psicologia são em psicologia clínica adulto e infantil e psicologia social, do trabalho e das organizações. Entretanto, o Psicólogo formado pelas Faculdades IESGO também poderá atuar nas áreas de psicologia escolar e do desenvolvimento, e psicologia da saúde, tendo em vista os estágios e disciplinas realizados nessas áreas, além de ter acesso, ao longo do curso, a conhecimentos de outras áreas da psicologia, como psicologia ambiental, psicometria, psicologia jurídica e outras.

Tempo de duração:

Tempo mínimo de integralização: 5 anos (10 semestres);
Tempo máximo de integralização: 15 semestres (sete anos e meio)
Carga Horária de Estagio Supervisionado: 600H Atividades Complementares: 200h Carga Horaria Total: 4.000h
Turno: noturno
Horário: Segunda a Sexta de 19h e 15min às 22h e 45mim
ACHOU PSICOLOGIA A SUA CARA?
Conceitos do curso: CPC 4

Projeto Pedagógico do Curso – PPC Link PPC

Matriz Curricular

O curso de Psicologia pertence à grande área de humanas e oferta duas ênfases, de acordo com o que legisla a Resolução nº 5/2011. São elas: Psicologia Clínica e Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. A construção da matriz curricular privilegia a diversidade metodológica e epistemológica visando proporcionar ao graduando o discernimento crítico e a aproximação com suas afinidades e preferências. A Matriz Curricular da Administração está em processo de análise e atualização pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE).


Avaliação da Aprendizagem
A avaliação de desempenho escolar é feita por disciplina, incidindo sobre a frequência e o aproveitamento, conforme descrito no Art. 73, do regimento interno.
A Avaliação é composta de provas e trabalhos e são divididas em 4 avaliações.
a) Primeira Avaliação, com peso 1;
b) Segunda Avaliação (Integrada), com peso 1;
c) Terceira Avaliação, com peso 2;
d) Avaliação Substitutiva.
Coordenador do Curso: André Lepesqueur Cardoso
 

Professores

Nome completo
Titulação máxima

Mais Informações

Fale com a IESGO

(61) 3642-1900

E-mail

coord.psicologia@iesgo.edu.br

Compartilhe

Indique um amigo
 
Inscreva-se no Vestibular