Fisioterapia

A Fisioterapia pode ser entendida como o ramo da ciência que estuda o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais ou nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando preservar, desenvolver e restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional até a eleição e aplicação dos procedimentos fisioterapêuticos.


QUAL O PERFIL DO PROFISSIONAL?

Nas Faculdades Integradas IESGO o curso tem como objetivo uma formação generalista, capacitando o estudante a atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Para tanto, está estruturado para que o conhecimento seja trabalhado de forma harmônica e integrada, não só permitindo a articulação das disciplinas, mas também dos cursos da área da saúde, com a troca de experiências gerando reciprocidade e favorecendo a visão de equipe.

ONDE POSSO TRABALHAR?

Apesar de os meios físicos como agentes terapêuticos serem utilizados há milênios, a Fisioterapia é relativamente nova como profissão. Ganhou espaço no mercado de trabalho a partir de três grandes áreas de atuação: ortopédica, neurológica e respiratória. Atualmente, o mercado vem se ampliando de forma a oferecer ao futuro fisioterapeuta outras vertentes, como a Fisioterapia dermatofuncional, desportiva e uroginecológica. Além disso, o fisioterapeuta, hoje, é um profissional de promoção e prevenção da saúde, adequando-se ao mercado de várias formas.

COMO FUNCIONA O CURSO?

O curso se iniciará em agosto de 2019 e as aulas serão ministradas no período noturno. Sua duração será de 4 anos, divididos em 8 semestres. Coordenador do Curso Cleverson Rodrigues Fernandes Fisioterapeuta, Mestre, Doutor e Pós-doutor em Ciências Médicas pelo Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FMRP- USP). Possui um segundo pós-doutorado em Medicina Cardiovascular pela Universidade de Harvard (Harvard Medical School / Brigham and Women´s Hospital). Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Intensiva pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP).
 

Coordenador do Curso

 
 
Vestibular