Formosa - GO, Segunda-Feira, 18 Dezembro de 2017



Home / Acadêmico / CPA - Comissão Própria de Avaliação
/

As Faculdades IESGO têm, enquanto instituição de Ensino Superior, plena convicção da importância dos processos de avaliação internos, uma vez que os mesmos significam crescimento e democratização, bem como possibilidade de melhoria e aprimoramento. Ciente de sua responsabilidade para com a Educação e, principalmente, com a sociedade, as Faculdades IESGO criaram a sua Comissão Própria de Avaliação (CPA).

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é composta por membros de todos os segmentos da Faculdade; Diretores, Coordenadores e Professores de Cursos, Servidores e Acadêmicos. Seu objetivo é aferir a qualidade dos serviços prestados enquanto instituição de ensino, oportunizar através do processo avaliativo maior participação de todos os envolvidos nas práticas educativas e propor reflexões e soluções para as questões levantadas.

A prática avaliativa permite maior expressão e, portanto, um diagnóstico amplo de todos os setores, oportunizando uma coleta de informações que são vitais à Instituição. Essa ferramenta é de extrema importância, pois futuras ações serão norteadas em função dos resultados obtidos a partir da avaliação dos alunos, dos colaboradores, dos professores e também da comunidade.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), com todas as suas subcomissões, permite uma prestação de contas não só ao MEC – Ministério da Educação e Cultura, mas à comunidade acadêmica. Cabe ressaltar que o processo de avaliação Institucional proposto pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), através do Inep (Instituto Nacional de Ensino de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) são compostos de momentos distintos que incluem as avaliações internas e externas. As avaliações internas são coordenadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada faculdade e as avaliações externas são realizadas por comissões específicas designadas pelo Inep que verifica os cursos de graduação e avalia o desempenho dos estudantes (ENADE).

Os resultados de todas as avaliações têm ampla divulgação e apontam os próximos passos e ações da Instituição no sentido de observar sua realidade. A autoavaliação traça um mapa situacional e representa um estímulo para qualquer estabelecimento de ensino, pois expõe suas fragilidades de maneira clara, da mesma forma que exalta qualidades e potencialidades. As avaliações externas seguem parâmetros convergentes com divulgação em caráter nacional, o que representa um desafio ainda maior.

Toda avaliação pode ser estimulante e enriquecedora e essa reflexão deve nortear o processo de conscientização dos envolvidos. Isso porque o que se pretende, através da Comissão Própria de Avaliação das Faculdades IESGO, é discutir a qualidade educacional e prioridades institucionais através do conhecimento dos processos pedagógicos que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão e também aqueles inerentes à administração e gestão.

Ao estabelecer como compromisso o processo contínuo de autoavaliar-se as Faculdades IESGO se comprometem com a construção do conhecimento, embasado numa atitude de autocrítica, vencendo obstáculos, buscando crescimento institucional, o desenvolvimento de um ensino de qualidade e contribuição na formação de cidadãos atuantes numa sociedade justa e democrática.

 

Relatório CPA

2010/2011

2011/2012

2012/2013

2013/2014

2014/2015

2015/2016


Edital Tecnico

• Leia mais...
X Fórum Jurídico

• Leia mais...
Dia de convivência comunitária - Curso de Psicologia

• Leia mais...
Outubro Rosa

• Leia mais...
Extensão 2016/2

• Leia mais...