“Vamos dar as mãos”.

“INCLUSÃO PARA TODOS – Ensinando e Aprendendo”.

28/11/2019

Palestra: “A Permanência das Mulheres em Relações Abusivas e a Casa dos Homens nos seus Reflexos na Violência Contra a Mulher”

11/12/2019
------O Projeto “ Vamos dar as Mãos” constitui-se na continuidade da parceria entre Faculdades Integradas IESGO, CAPS - Centro de Atenção Psicossocial e Lar São Vicente De Paula. A partir da ideia de valorização do programa de Terapia Ocupacional realizado no CAPS onde os pacientes produzem peças artesanais, surgiu por parte dos acadêmicos das Licenciaturas, a ideia de aquisição das mesmas para doação aos idosos do Lar São Vicente de Paula. Ao mesmo tempo que valoriza-se as atividades dos pacientes da já citada instituição, os acadêmicos proporcionam a alegria de tantos idosos internos do Lar São Vicente, que por vezes não tendo visitas de familiares sentem-se em estado de grande tristeza.
------Os alunos extensionistas, a comunidade envolvida, são todos atores das ações propostas, em consequência estão envolvidos no processo de pesquisa e na definição dos rumos das atividades.
------Com o intuito de amenizar o descompasso entre a educação e os problemas que afligem a sociedade, busca-se melhorar o desempenho profissional e humanitário do educador, proporcionando uma reflexão dos múltiplos fatores que interferem no processo de transformação do ser humano, em vários aspectos.
------O trabalho de conscientização focado nos direitos humanos e sociais possibilitam uma mudança na sociedade ao englobar esforços contínuos de transformação de cada indivíduo.
------O projeto consiste em possibilitar aos educadores ações diferenciadas por meio de encontros que consistem em momentos de recreação, onde os acadêmicos têm a oportunidade de colocar em prática a teoria estudada em sala, como jogos, brincadeiras, dinâmicas, encontros com apresentação de música, dança, proporcionando situações de aprendizagem ao mesmo tempo que desenvolvem um trabalho humanitário. Além de despertar o sentimento de solidariedade, o projeto objetiva também contribuir de forma ativa para a melhoria de Instituições Sociais e comunidades carentes. Precisamos despertar em nós o sentimento de que somos também responsáveis e protagonistas de nosso futuro. A orientação do projeto está a cargo da Profª Vanda Spolti – Licenciaturas.