“INCLUSÃO PARA TODOS – Ensinando e Aprendendo”.

Dia Internacional da Saúde Mental.

28/11/2019

“Vamos dar as mãos”.

28/11/2019
O projeto justifica-se por ser a IES socialmente responsável, devendo
contribuir para consolidar uma imagem positiva perante a sociedade,
difundindo uma cultura de inclusão, buscando sensibilizar a sociedade
em geral, combatendo assim o preconceito, estimulando o respeito ás
diferenças e por fim valorizando a diversidade por meio do
reconhecimento de igualdade.
------O Curso de Pedagogia das Faculdades IESGO estuda o campo teórico investigativo da educação, do ensino, das aprendizagens e do trabalho pedagógico presentes na prática profissional docente, capacitando seus alunos tanto para a docência, quanto para atividades de gestão dos processos educativos em ambientes escolares e não escolares, bem como produção e disseminação de conhecimentos da área da educação. Dessa forma o presente projeto atua nos processos de ensinar e aprender, o que implica a interlocução dos professores, acadêmicos e alunos de diferentes contextos.
------A educação também deve praticar a reflexão sobre a ética e os valores. Nesta perspectiva, revendo o conceito de deficiência como uma grande variedade de características físicas, intelectuais ou sensoriais decorrentes de causas adquiridas ou congênitas e sabendo - se que durante séculos as pessoas com deficiência ficaram isoladas em instituições ou em suas próprias casas, marginalizadas pela sociedade, é notória a importância de uma conscientização. Principalmente em um curso de formação de professores, que almeja um futuro onde todos possam vivenciar o respeito, a solidariedade, compartilhar experiências, aceitar um ao outro, cada um à sua maneira e/ou com suas limitações.
------De acordo com o relatório - A ONU e as pessoas com deficiência – com dados de 2011, a “OMS afirma que 1 bilhão de pessoas vivem com alguma deficiência”, diante do exposto percebe-se a necessidade continua de estudo mais aprofundado, bem como um direcionamento prático. Nesse sentido o projeto, em consonância com a disciplina Educação Inclusiva, desenvolve ações práticas junto aos alunos da APAE de Formosa, levando através da Arte possibilidades para o desenvolvimento dos mesmos como ser humano em busca de respeito, igualdade e desenvolvimento da sensibilidade.
------A integração professor-aluno só ocorre quando há uma visão despida de preconceito, portanto o projeto busca trabalhar com a diversidade e desenvolver nos acadêmicos atitudes de respeito as diferenças que se fizerem presentes nos ambientes escolares e não escolares.
------O projeto vem sendo desenvolvido ao longo de vários anos, com a participação de inúmeros acadêmicos a cada semestre, mais precisamente no ano de 2009, iniciou-se a parceria IESGO\APAE, a qual tem trazido um excelente resultado demonstrando que podemos trabalhar com as possibilidades dessas pessoas, respeitando as limitações e diferenças de nossos alunos. E principalmente contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.
Coordenação do projeto – Profª Vanda Spolti