Dia Internacional da Saúde Mental.

Projeto “Através das Letras”.

27/11/2019

“INCLUSÃO PARA TODOS – Ensinando e Aprendendo”.

28/11/2019
------A data de 10 de outubro dedicada ao Dia Mundial da Saúde Mental, foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, com o propósito de chamar a atenção pública para a saúde mental global, ultrapassando barreiras culturais, políticas ou sócio econômicas.
------Na concepção do secretário-geral da ONU, António Guterres, “A saúde mental foi negligenciada por muito tempo”, afirmado em mensagem de vídeo. Segundo ele, o tema precisa ser abordado com urgência, já que é uma questão “que diz respeito a todos nós”. Nesse sentido, as Faculdades Integradas IESGO realiza o Projeto de Extensão “ Vamos dar as mãos” em parceria com o CAPS - Centro de Atenção Psicossocial – Formosa / GO, onde os acadêmicos dos cursos de Licenciaturas têm a oportunidade de realizar eventos onde abraçam a causa “quebra de estigmas”, levando a esses pacientes momentos de descontração, solidariedade, trabalhando a Arte em suas diversas linguagens.
------O referido Projeto tem como objetivo demonstrar que somos também responsáveis e protagonistas de um futuro melhor. Em todo o processo educacional torna-se necessário um envolvimento de todas as disciplinas de forma integrada, lógica e sensata, o que conhecemos como transdiciplinaridade, para o desenvolvimento das reais potencialidades do acadêmico como ser humano, pensante e capaz de auxiliar no desenvolvimento da sociedade em vários aspectos.
------Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental foi organizado um Sarau poético e musical com um lanche para socialização, oportunizando aos pacientes do CAPS ocuparem um espaço público da cidade - Laguinho do Vovô, encerrando com atividades de Biodanza.
------Combater o preconceito é outro dos objetivos do Projeto “Vamos dar as mãos”, coordenado pela Profª Vanda Spolti – Licenciaturas – IESGO.
------Não podemos permitir que o preconceito afaste as pessoas daqueles que mais precisam de ajuda, atenção e afeto.