Projeto “Através das Letras”.

Semana Acadêmica dos Cursos de Administração e Psicologia.

18/11/2019

Dia Internacional da Saúde Mental.

28/11/2019


------O projeto em sua 4ª edição, é desenvolvido pelos acadêmicos das Licenciaturas, com realização de roda de conversa sobre Literatura, troca de livros entre os participantes, diálogo com escritores da Casa do Poeta Brasileiro - POEBRAS Formosa, produção de contos, crônicas e poemas. O projeto tem o intuito de promover a busca pela leitura, objetivando o desenvolvimento de seres humanos com maior capacidade de interpretação, bem como desenvolver a autoeducação para a consolidação dos princípios humanos na síntese do pensar, sentir e agir; oferecendo também oportunidade para que o acadêmico possa se interessar, conhecer e participar do mundo literário. Ainda com a produção resultante do Projeto, os alunos realizarão a “Noite Literária”, no saguão das Faculdades IESGO para comunidade acadêmica e sociedade em geral.
------Nesta edição de 2019, contamos com a participação de dois escritores da POEBRAS – Formosa, sendo eles:
------------Padre Joacir Soares d’Abadia
------------Licenciado em Filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis.
------------Bacharel em Filosofia e Teologia.
------------Especialista em Docência e Metodologia do Ensino Superior.
------------Membro da Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS Formosa.
------------Membro do Conselho “ Pesquisas e projetos” UNB Cerrado
------------Coordenador da Pastoral de Educação.
------------Escreve para os jornais: “ Folha Regional” - Formosa
------------------“ Alô Vicentinos” – Formosa
------------------“ Carta de Notícias” – Posse
------------------“ Ecos da Chapada” – Alto Paraíso de Goiás
------Ganhou em 2011 o Concurso Internacional de Filosofia “Revista Digital Antorcha Cultural” – Argentina.
------Tem quatro obras publicadas no exterior. Autor de mais de10 livros, entre eles: Riqueza da Humanidade, Opúsculo do Conhecer e Contos de Barriga Cheia.
------------Kely Karenina
------------Licenciada em História pela UEG – Universidade Estadual de Goiás.
------------Escritora do Recanto das Letras.
------------Membro Oficial da Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS Formosa.
------Artista Plástica, flautista e poetisa que traz em sua poesia a marca da revolução e de um encanto pelo Cerrado, conhecida também pelo codinome carinhoso de uma de suas poesias que leva o título de “Caliandra”.
------Em seu diálogo com os acadêmicos, Kely Karenina fala com maestria de vários autores da Literatura, recitando seus poemas e fazendo associações ás Obras de Arte pintadas por ela, encantando a todos e conduzindo-os a uma imersão literária. Já no diálogo com Padre Joacir d’Abadia, há um relato de sua experiência como escritor, os primeiros passos para escrever um livro, a importância de se manter o foco, a busca pela melhor editora, fazendo com que os acadêmicos percebam e acreditem em suas capacidades e estejam sempre em busca de aprimoramento. ------Participaram também dos Encontros Literários, Profº Evandro José Machado, o Coordenador do Curso de Letras Profº Pedro Henrique Xavier, a Coordenadora do Curso de Pedagogia Profª Magda Rolland dos Reis, bem como a Coordenadora do Projeto Profª Vanda Spolti, que acredita na capacidade da Arte Literária em poder conduzir as pessoas a outros mundos possíveis, sendo capaz de promover o entretenimento, ao mesmo tempo que favorece a reflexão sobre a realidade ou mesmo a fuga de dificuldades que se enfrenta cotidianamente. Além disso, desperta sonhos, curiosidades e ativa a criatividade. Ler e produzir textos literários exige uma postura crítica, intelectual e principalmente sistematizada e esses requisitos básicos só podem ser adquiridos através da vivencia prática.