SETEMBRO AMARELO NA IESGO

DOCENTE DO CURSO DE PSICOLOGIA DAS FACULDADES IESGO PUBLICA ARTIGO CIENTÍFICO EM REVISTA DE DESTAQUE NACIONAL

27/08/2019

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA IESGO É DESTAQUE NO MAIOR CONGRESSO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE DA AMÉRICA LATINA.

10/10/2019

SETEMBRO AMARELO NA IESGO

“Você não está sozinho”
------ O projeto de extensão Setembro Amarelo foi uma iniciativa dos diretórios acadêmicos dos cursos de Psicologia e Enfermagem das Faculdades Integradas Iesgo. O objetivo é inserir os alunos no contexto da Instituição para a promoção de espaços de divulgação e alerta à população acadêmica sobre a importância do tema; conscientizar sobre a prevenção do suicídio; informar à comunidade acadêmica acerca da importância do trabalho psicológico.
------O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro). Segundo dados disponibilizados pelo CVV, nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequada.
------Os diretórios acadêmicos dos cursos de Psicologia e Enfermagem uniram-se com intuito de realizar essas ações, buscando trabalhar a prevenção e informação, considerando que o suicídio é um problema de saúde pública que vem sendo mundialmente debatido e a primeira medida preventiva é a educação. Foi realizada abertura do evento com cartazes de mensagens e show acústico com o tema: Valorizando a Vida. No decorrer de duas semanas, foram disponibilizados para alunos que necessitam de atendimento psicológico cartões para serem preenchidos com dados de identificação e, posteriormente, colocá-los em caixinhas em locais estratégicos da faculdade. Essas caixinhas foram direcionadas ao NAPA, onde o Psicólogo do setor ficou responsável pela abertura e destino dos atendimentos/encaminhamentos.
------O trabalho em equipe é hoje uma prática crescente no atendimento à saúde. O envolvimento dos cursos de Psicologia e Enfermagem demonstra a importância de buscar desenvolver mais trabalhos e ações voltadas para a saúde com o olhar interdisciplinar na “arte do cuidar”.