Sistemas de Informação

01/26/2018
04/17/2018

Histórico

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdades IESGO foi criado oficialmente em 2001, através da Portaria n.º 1560 de 18 de julho de 2001. Resolução do Ministro de Estado da Educação, usando da competência que lhe foi delegada pelo Decreto n.º 1.845, de 28 de março de 1996 e, tendo em vista o Parecer n.º 865/2001, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, conforme consta dos Processos n.º 23000.006126/2000-00 e 23000.000098/2000-17, do Ministério da Educação, resolve:

Curso reconhecido pela Portaria 286 de 21/12/2012 com conceito 3, em uma escala entre 1 a 5.

Apresentação do Curso

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação objetiva formar profissionais qualificados para planejar, projetar, desenvolver, implantar e gerenciar sistemas de computação, abrangendo desde soluções simples com computadores e dispositivos móveis até redes corporativas complexas.

O curso foi criado em 2001 e reestruturado para a sua forma atual em 2013, para refletir melhor as constantes mudanças que ocorrem na área de computação e informática.

Sendo um curso da área de ciências exatas, é exigida uma boa base matemática e também um raciocínio lógico bem desenvolvido. O curso fornece ao aluno uma sólida base de computação, capacitando-o a atuar em qualquer área onde recursos computacionais são utilizados.

Área de atuação

Embora não receba aprendizado específico para tal, o aluno formado pelo curso está qualificado a tratar qualquer tarefa computacional em qualquer ramo do conhecimento onde a informática é utilizada. Isso se deve ao fato de o  curso fornecer uma excelente base de ciência de computação e desenvolver no aluno uma grande capacidade de aprendizado e adaptação a novas situações. Das áreas clássicas da informática, são enfocadas especialmente programação, arquitetura e organização de computadores, paradigmas de linguagens, computação gráfica, processamento de imagens, banco de dados, inteligência artificial, redes de computadores, processamento paralelo e distribuído, tolerância a falhas, análise de sistemas, engenharia de software, linguagens formais e semântica formal, entre outras.

O mercado atual é muito espaçoso e em alta demanda de bons profissionais. Ele compreende indústrias de computadores, empresas de softwares, setores de processamento de dados de instituições públicas e privadas, centros de pesquisas e de pós-graduação, bem como outras áreas da atividade humana, através da aplicação de recursos de informática que viabilizem o aumento da produtividade e da qualidade de produtos e serviços.

Desafios profissionais

Conduzir a informática a novos pontos de atuação é um dos maiores desafios atuais. Bioinformática, robótica, bancos de dados geográficos, representação do conhecimento, mineração de dados, computação móvel e televisão digital são alguns dos exemplos mais recentes. Para tal, o profissional deve possuir capacidade e talento para colocar a informática a serviço de outras áreas.

Fornecer um serviço computacional confiável, seguro, de alto desempenho e alta disponibilidade também é outro desafio que aparece no dia a dia de um profissional da computação.

Mitos e veracidades

Computação/Informática não é apenas dominar uma linguagem de programação ou saber empregar programas aplicativos em um computador. Ela envolve muito mais saber como um computador opera, o que ele pode fazer, como a computação se desenvolve e como a informática pode ser utilizada para melhorar a vida de pessoas, empresas e da sociedade em geral.

Computação também não é somente processar informações e cálculos científicos. Ela abrange uma grande dose de arte e criatividade, para permitir criar novas situações e ambientes onde a informática possa ser aplicada. A mudança radical criada pelo surgimento e pelo contínuo desenvolvimento da Internet é um bom exemplo disso.

1. Sandro Brasil disse:

Muito bom! Vou tentar uma classificação neste curso! o/